Irmãos São João
Irmãos São João
 
Discernimento Vocacional

Como discernir?

“Vinde e vede” (Jo 1,39) – Assim disse Jesus aos apóstolos. É numa experiência de vida com uma comunidade que se fará o discernimento. Enquanto eu não tiver vivido, encontrado a comunidade, minha escolha permanece abstrata e corre o risco de ser ou um pouco ideal ou influenciada pela opinião alheia.

O critério de discernimento pode ser por modo negativo. Mesmo se gosto de tal o tal aspecto da comunidade, não posso dizer o porquê profundo do chamado de Deus, mas vejo que este chamado não pode ser em outro lugar. Não como escolher uma profissão, mas é uma escolha de vida, um chamado específico para a santidade.

Se interrogar – qual é a comunidade que me permitirá responder ao desejo que Deus colocou em meu coração? Não se trata de encontrar uma comunidade perfeita e ideal, isto não existe! Mas deve-se discernir em que esta comunidade me ajudará a melhor conhecer e amar a Cristo.

Escutar e orar – O que Deus quer para mim (que difere do que eu quero para mim). Este discernimento se faz sobe a conduta do Espírito Santo. Não se trata de fazer uma escolha racional como para um emprego numa empresa. Deve-se deixar o direito pleno ao Espírito Santo de me conduzir e “cingir meus rins” para ir, talvez, onde não havia pensado.

Pedir conselho – É preciso evitar pedir conselho a todo mundo: seria a melhor coisa para perturbar uma alma! Nossos amigos ou familiares nem sempre são as pessoas ideias para nos ajudar a discernir. Deve-se se abrir a um sábio e experiente, um homem de Igreja, que confio e que me conhece bem. Se não conheço ninguém, é bom procurar um direito espiritual para tal. Ele saberá discernir o chamado de Deus, evitar as armadilhas do maligno e me encorajar a dar um passo.

Fazer um retiro de discernimento – Isto é necessário já que é Deus mesmo que deve ter a iniciativa e deve falar em meu coração.

Concretamente, o que devo fazer para discernir minha vocação?

Eu não tenho certeza de nada, mas tenho um desejo de ser amigo do Senhor e eu sinto que devo tomar um pouco de tempo para fazer crescer e amadurecer este desejo. Então devo procurar um acompanhador espiritual e/ou entrar em contato com uma comunidade religiosa. No caso dos irmãos de São João, posso fazer uma experiência durante uma semana no Convento dos Perdões, em Salvador. Basta eu entrar em contato por e-mail (irmãos.csjoao@gmail.com ) ou por telefone 71 3032-6825.

Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.