Irmãos São João
Irmãos São João
 
Formação / Homílias
28.Jul - Como rezar bem? Três dicas para a oração
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Como rezar bem? Três dicas para a oração

“Senhor, ensina-nos a rezar”


Gênesis 18,20-32; Salmo 137 (138); Colossenses 2,14-14; Lucas 11,1-13


A palavra que resume as leituras é: oração!


Deus prepara as grandes graças para os homens pela oração. Quando o homem está atraído misteriosamente pela oração, o Senhor vai acordar grandes presentes aquele homem. Todo tipo de graças!


A liturgia de hoje nos presenta um tipo de oração que usamos seguido em nossos relacionamentos com Deus. É a oração como pedido.


No Evangelho escutarmos a oração do Senhor, que é a oração que ordena perfeitamente a jerarquia dos pedidos. Começar pedindo a santificação do nome de Deus, e não ser libertos do mal. Seguindo esse ordem na oração estarmos certos que resulta agradável para Deus.


A primeira dica consiste então em colocar um bom ordem nos pedidos que presentarmos a Deus.


Segunda dica consiste em a maneira de insistir no pedido. Cristo nos fala no Evangelho de insistir para ser atendidos, e Abraão nos ensina como o fazer.


Ele insiste na sua oração a partir dum coração humilde. “Eu me atrevo a falar ao meu Senhor, eu que sou pó e cinza” “Que não se irrite meu Senhor se ainda falo” “Senhor não se irrite eu falarei uma última vez” Além disso, ele presenta sua oração devagar, sabendo que existe um abismo entre Deus e ele.


A terceira dica sobre a oração é sobre o objeto do pedido. O que é estou pedindo?


Abraão está intercedendo pela vida do justo. Que o justo não morra como o pecador!


Abraão está pedindo algo muito importante. A vida do justo.


O homem é chamado a colocar diante de Deus os desejos profundos de seu coração. Nesse sentido a oração é a expressão do desejo. O que você realmente quer? Em que consiste aquele vazio não satisfeito (buraco) que você tem no coração? O que você tem de mais precioso que quer colocar diante de Deus?


A oração manifesta os desejos mais profundos do coração; nossas vontades ainda não satisfeitas; o que precisamos antes de mais nada; o que temos de mais valor!


No Evangelho Cristo nos fala sobre aquilo que existe de mais necessário a pedir a Deus. Se trata do Dom por excelência. O Espirito Santo!


Ele é o pai dos pobres e o hospede da alma. É o consolo que acalma e doce alivio. No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem. Lava o que é sujo, rega o que é seco e cura o que está doente. Dobra o que é duro, guia no escuro e aquece o que está frio.


O nome próprio do Espirito Santo é Dom. Dom de Amor!


Clamemos pois com insistência o Dom do Pai!


Amém








1/ Santificação no nome de Deus; 2/ Vinda do Reino; 3/ Vontade de Deus; 4/ O pão; 5/ Perdão; 6/ Não cair em tentação; 7/ Livrai-nos do mal.




Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2024 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.