Irmãos São João
Irmãos São João
 
Notícias da Congregação
 
23.Fev - Carta do 18 de Fevereiro traduzisa ao Português
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Carta do 18 de Fevereiro traduzisa ao Português


Cidade do Vaticano, 18 de fevereiro de 2019


 


Meu irmão,


Através desta carta, nós desejamos confirmar o conteúdo de nossas recentes conversas.


            A Família São João, fundada pelo Padre Marie-Dominique Philippe e composta de três Institutos religiosos de direito diocesano, os Irmãos de São João, as Irmãs Contemplativas de São João, e as Irmãs Apostólicas de São João, conheceu numerosas e graves dificuldades particularmente ligadas a certos  aspectos da personalidade e do comportamento de seu fundador e de alguns de seus membros. Essas dificuldades justificaram importantes medidas de acompanhamento pastoral, a fim de ajudar a Família São João a tomar consciência dos abusos cometidos em seu seio, a reconhecer e a enfrentar de modo responsável os casos de abusos e a operar as mudanças, estruturais, humanas e espirituais, para cuidar das pessoas que foram vítimas e evitar que tais derivas não se reproduzam.


            Nossa Congregação para os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica, que prestou uma grande atenção às queixas que lhe foram dirigidas, reconhece igualmente que os membros da Família São João acolheram as decisões tomadas, certamente com sofrimento mas num desejo sincero de conversão evangélica. Ela reconhece a vontade dos Responsáveis da Família São João em remediar os abusos denunciados e sua firma decisão em tomar as medidas concretas necessárias a este fim.


            Assim, evoluções estruturais e formativas foram estimadas indispensáveis e sua aplicação está sendo levada adiante de maneira ativa. Mais profundamente, o trabalho pessoal de conscientização e de luto em relação a uma visão idealizada do fundador e da Família São João conhece os constrangimentos de um processo psíquico que, mesmo que possa ser longo, é no entanto estimulado pelas declarações públicas do Prior geral, pelas ocasiões dadas aos membros de tomar a palavra, de escuta, de partilhas e pelos esforços importantes consentidos em matéria de formação (formação dos formadores, formação das pessoas em posição de responsabilidade, formação permanente e inicial).


            É por isso que nossa Congregação, reconhecendo o trabalho lançado, deseja encorajar todos os Irmãos e as Irmãs de São João a continuar seu caminho, humildemente, com coragem, confiança e determinação, no seguimento de nosso Senhor Jesus.


            Aproveitando da ocasião para vos saudar fraternalmente, pedimos que receba, Reverendo Irmão, a certeza de nossa inteira dedicação no Senhor.


 


José Rodríguez Carballo, O.F.M.


Arcebispo Seretário


 


João B. Card. De Aviz


Prefeito



Fonte: Tradução Irmãos de São João

Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.