Irmãos São João
Irmãos São João
 
Notícias da Congregação
 
10.Fev - Irmãs Contemplativas de São João
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Irmãs Contemplativas de São João

Alguns indicadores cronologicos de 2009 a 2014 sobre as Irmãs Contemplativas de São João
 
- 6 de junho de 2009 : de acordo com a Congregação para a Vida Consagrada, o Cardeal Philippe Barbarin (bispo de quem depende a comunidade das irmãs contemplativa de São João), solicita à priora geral, Irmã Alix, que renuncie seu cargo e nomeia Irmã Johanna priora geral por 6 anos, solicitando-lhe que nomeie um novo conselho. Essa decisão aparece após terem sido constatados deficiências na governança da comunidade e fenômenos de manipulação.
- 7 de junho de 2009 : carta assinada por cerca de trinta irmãs na qual elas exprimem sua oposição em relação às decisões que foram tomadas.
- Agosto de 2009 : na sequência da nominação por Irmã Johanna de uma nova Mestra de noviças, cerca de 50 noviças deixaram Saint Jodard (cidade onde se encontrava o noviciado).
- Novembro de 2009 : devido às desobediências em relação à nova Priora geral, nomeação de Dom Jean Bonfils, bispo emérito de Nice, como Comissário Pontifício. Roma solicita à 4 irmãs que eram antigas responsáveis na comunidade, inclusive irmã Alix, que estejam em lugares separados fora da comunidade e que não tenham mais influência sobre as irmãs.
- Fevereiro de 2011 : nomeação de Dom Henri Brincard como novo Comissário Pontifício.
- 29 de junho de 2012 : irmãs opõem-se às decisões da Igreja, deixam a comunidade e fundam o « instituto das irmãs de São João e São Domingos » na diocese de Córdova, na Espanha.
- Julho de 2012 : 70 noviças partem para juntar-se a este instituto.
- Janeiro de 2013 : o Papa Bento XVI dissolve o « instituto das irmãs de São João e São Domingos”.
- Maio de 2013 : o prior geral dos Irmãos de São João revela por iniciativa própria que o fundador dos irmãos e irmãs de São João, padre Marie-Dominique Philippe, havia “cometido gestos contrários à castidade em relação a várias mulheres adultas que ele acompanhava”.
 
- 1° de julho de 2014 : carta de Dom Brincard mencionando as decisões explicitadas na carta de 26 de abril de Dom Becciu, substituto : possibilidade para as irmãs que deixaram a comunidade de constituir uma associação de fiéis leigos em vista de tornar-se um instituto religioso, e exclusão da vida religiosa das 4 irmãs, antes irmãs responsáveis, inclusive irmã Alix. 


Fotógrafo: Logo Comunidade

Fonte: Comunidade São João França

Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.