Irmãos São João
Irmãos São João
 
Na Comunidade São João
 
  • Qual o “carisma” próprio dos irmãos de São João?

    Qual o “carisma” próprio dos irmãos de São João?

    “Os irmãos receberam o apóstolo João como pai. Na Igreja de hoje, no seguimento de uma multidão de outros santos, eles devem ser ‘da raça de João’ e assim responder, no que os diz respeito, a vontade de Cristo manifestada a Pedro: ‘Se eu quero que ele permaneça até que eu venha...’ (Jo 21,23). Além disso, confiantes na graça de Deus e recebendo Maria como mãe, os irmãos, para continuar o testemunho do discípulo bem-amado (Jo 19,35), querem ser testemunhas autênticas do mistério do Cordeiro” (Diretório da Congregação São João, D. 94.1).
     
  • O que é fundamental na vida de um irmão de São João?

    O que é fundamental na vida de um irmão de São João?

    Seguir Jesus na Comunidade São João é viver uma vida consagrada ao Senhor, seguindo os passos do apóstolo João, o discípulo bem-amado.

    A vida dos irmãos se estrutura em volta de quatro pilares: uma vida de oração centrada na Eucaristia; uma vida fraterna em pequenas comunidades; uma vida de estudos fundada na Palavra de Deus e na busca da sabedoria filosófica; uma vida apostólica no serviço das necessidades da Igreja.
     
  • Quais são as etapas da formação na comunidade?

    Quais são as etapas da formação na comunidade?

    Após um tempo de frequentação da comunidade, o candidato inicia o postulantado. O postulando é um tempo de formação integral à vida humana e cristã que tem o objetivo de discernir a vocação em um priorado apostólico da Congregação São João e preparar o candidato a entrar no noviciado. Geralmente, ele dura um ano e deve ser vivido numa grande liberdade interior.

    Depois de ter feito o pedido de entrar na comunidade São João e ter o discernimento da mesma, o candidato começa o tempo do noviciado, que dura 18 meses. O tempo do noviciado é um tempo de iniciação à vida consagrada na comunidade São João.

    No final do noviciado, o irmão pode ser admitido à profissão dos votos por 1, 2 ou 4 anos (profissão simples). Este tempo permite amadurecer o chamado de Deus, um enraizamento na vida segundo os votos de pobreza, castidade e obediência, e o engajamento na vida específica da comunidade dos irmãos de São João. Deste modo, o irmão vai se preparando à profissão perpétua.

    Após no mínimo 4 anos de profissão simples, o irmãos se engaja definitivamente na comunidade São João com a profissão perpétua. Se trata de uma oferta total de sua vida a Cristo e ao serviço da Igreja. Um certa quantidade de irmãos são em seguida chamados ao sacerdócio, discernimento que é feito posteriormente.
     
  •  
    Contato
     
     

    Irmãos São João


    Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

    (71) 3032-6825
     
     
     
     
    Nossos
    Apoiadores

    Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.