Irmãos São João
Irmãos São João
 
Nossa História

Enquanto que a comunidade dos irmãos nascia e se consolidava, algumas estudantes pediram para padre M.-D. Philippe começar uma fundação feminina. Depois de haver hesitado, em 1982 ele deu sua permissão para que jovens vivessem em Rimont, sob a conduta de Alix Parmentier (+ 2016). Essas primeiras irmãs foram em seguida para Saint-Jodard (na diocese de Lyon) onde os irmãos haviam acabado de abrir um noviciado.
Em setembro de 1983, a comunidade que nascia confirmou sua orientação puramente contemplativa.

Nascimento do ramo das irmãs apostólicas

Certo tempo depois, algumas irmãs exprimem o desejo de se consagrar ao Senhor numa vida apostólica. O ramo das Irmãs Apostólicas de São João foi fundado dia 8 de setembro de 1984 em Rimont, ao lado da casa de teologia dos irmãos. Em 1992, as irmãs apostólicas estabeleceram sua sede em Semur-en-Brionnais, na diocese de Autun.
Essas duas comunidade conheceram um crescimento significativo e começaram a fundar na França e em outros países.
Dia 25 de janeiro de 1987, a Comunidade das Irmãs Contemplativas foram reconhecidas pelo Cardeal Albert Decourtray, Arcebispo de Lyon, como Associação pública de fiéis em vista de constituir um Instituto religioso. Dia 25 de março de 1994, a comunidade das irmãs foi erigida em Instituto de direito diocesano.
As Irmãs Apostólicas foram primeiramente reconhecidas por Dom Armand le Bourgeois, bispo de Autun, dia 11 de fevereiro de 1987, e em seguida erigidas em Instituo de direito diocesano por Dom Raymond Séguy, dia 7 de outubro de 1993.

Os primeiros oblatos

Simultaneamente, os leigos e sacerdotes diocesanos exprimem o desejo de poder viver da espiritualidade da comunidade, guardando paralelamente seu estado de vida. Em setembro de 1981, os primeiros dentre eles se engajavam como « Oblatos de São João »

Cisão nas irmãs contemplativas

Em 2009, a autoridade eclesiástica das irmãs contemplativas, Cardeal Philippe Barbarin, constatando deficiências no governo da comunidade, decidiu mudar as responsáveis. Então, a comunidade das irmãs contemplativas se dividiu em dois grupos: as irmãs que aceitaram as decisões e aquelas que as recusaram. Este segundo grupo deixou a comunidade das Irmãs contemplativas de São João e a Família São João em 2014 para fundar na Espanha uma nova comunidade, nomeada Maria Stella Matutina.

 
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.