Irmãos São João
Irmãos São João
 
Nosso Carisma
 
Nosso Carisma

Falar da espiritualidade joanina em poucas palavras não é tarefa fácil. Tentaremos fazer um esboço para mostrar quem foi São João e assim, mostrar o que queremos ser hoje. São João Evangelista é o discípulo bem-amado de Jesus que repousou a cabeça sobre o seu coração durante a última Ceia. Para sermos Irmãos de São João no seu seguimento, queremos fundar nossa vida na contemplação de Jesus, Verbo de Deus, através da oração silenciosa, da adoração, da eucaristia cotidiana e da liturgia das horas.

Esta vida de oração é a fonte de nossa vida religiosa que quer testemunhar uma total consagração a Jesus e ao Pai, e através dela manifestar a transcendência do amor divino. São João é também o apóstolo que transmite o “novo mandamento” de Jesus: “Como eu vos amei, amai-vos uns aos outros” (Jo 13, 34). Nós escolhemos viver este mandamento de amor em uma vida religiosa comunitária: os priorados, onde levamos uma vida fraterna na simplicidade e na alegria da caridade.

No Evangelho de São João apóstolo, Cristo se apresentando como “a Verdade” (Jo 14, 6), orou por todos os seus discípulos, para que sejam “consagrados na verdade” (Jo 17, 17-19). Nós recebemos essa oração como um forte chamado a inscrever a nossa busca filosófica e teológica no centro de nossa vida religiosa e de nossa consagração a Cristo. Esta vida de estudo alimenta nossa contemplação de Deus e, através de um conhecimento mais profundo do que é o homem, nos permite estarmos mais atentos às interrogações do mundo de hoje.

No seguimento do apóstolo João, nossa vida de oração, nossa vida fraterna e nossa vida de estudo devem irradiar numa vida apostólica. Permanecendo ao serviço da Igreja, nossos priorados são fundados em resposta aos pedidos dos bispos. Estamos presentes em casas de formação ou de retiros, paróquias, santuários, capelanias. Nós nos esforçamos em realizar essas missões, segundo o nosso carisma, com uma atenção particular aos jovens e às famílias. Os casos mais frequentes nos nossos priorados são um centro espiritual (um “Centro São João”) para ajudar na formação da inteligência e do coração. Enfim, segundo a iniciativa de alguns irmãos, associações caritativas são desenvolvidas em alguns priorados.

Eis, em algumas linhas, o carisma joanino, o carisma dos irmãos de São João!

A Congregação São João está presente hoje em aproximadamente 30 países. Ela está estreitamente ligada às Irmãs Contemplativas de São João e às Irmãs Apostólicas de São João, todas tendo o mesmo fundador. Com os oblatos seculares (leigos engajados com a comunidade), essas três comunidades formam uma nova família na Igreja: a Família São João.

Padre Marie-Dominique Philippe (1912-2006), fundador da Comunidade São João, quis que sejamos para o mundo de hoje “testemunhas do primado absoluto do amor de coração de Jesus, seu amor filial pelo pai que ele glorifica, seu amor pelos homens que ele salva” (Padre Marie-Dominique Philippe, Carta de caridade).

 
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2019 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.