Irmãos São João
Irmãos São João
 
Formação / Homílias
09.Set - 4 Dicas para adquirir e fortalecer a Castidade segundo Santo Tomás de Aquino
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
4 Dicas para adquirir e fortalecer a Castidade segundo Santo Tomás de Aquino

 


Primeira


“Fugindo-se das ocasiões exteriores, como, por exemplo das más companhias, e de tudo o que pode ocasionalmente induzir a esse pecado: ‘Não detenhas os teus olhos para uma donzela (...) não deixeis errar os olhos pelas ruas da cidade, nem andes vagueando pelas suas praças. Afasta os teus olhos da mulher enfeitada, e não olhes com insistência a beleza alheia. Por causa da formosura da mulher pereceram muitos e por ela se acende a concupiscência como fogo (Ecle 9,5-9) Por isso Ló recebeu o preceito de fugir de toda a região próxima a Sodoma (Gn 19,17)”


Segunda


“Não permitindo a entrada dos maus pensamentos, pois são ocasião de excitar a concupiscência. E isto deve fazer pela aflição da carne: ‘Castigo o meu corpo e o reduzo à escravidão (1Cor 9,27)”


Terceira


“Pela constância nas orações, pois ‘se o Senhor não guardar a cidade, inutilmente vigia a sentinela (Sl 126,1); ‘Como sabia que não podia obter a sabedoria, se Deus não me desse’ (Sb 8,21); ‘Esta casta de demônios não se lança fora, senão mediante a oração e o jejum’ (Mt 17,20). Ora, se dois lutam, e queres ajudar a um e não a outro, é preciso ao primeiro prestar auxílio, e debilitar o segundo. Entre o espirito e a carne há uma luta continua. Se queres que o espirito vença, é necessário auxiliá-lo e isto se faz pela oração, à carne, é necessário debilitá-la e isto se faz pelo jejum”.


Quarta


“Fugindo ao ócio; ‘Porque a ociosidade ensina muita malicia’ (Eclo 33,29); ‘Eis qual foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: a soberba, a fartura de pão, a ociosidade dela e de suas filhas e o não estender a mão para o pobre e para o desgraçado’ (Ez 16,49). Diz Jerônimo: Faze sempre algo de bom, a fim de que o diabo te encontre ocupado. Entre todas ocupações, a melhor é o estudo das Escrituras. Escreve Jerônimo a Paulino: Ama os estudos das Escrituras e não amarás os vícios da carne (De decem preaceptis, a. 12)


 


Livro citado: Tomás de Aquino. Os dez mandamentos.


 


Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2022 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.