Irmãos São João
Irmãos São João
 
Formação / Homílias
27.Set - Você é uma pessoa religiosa? São Tomás te responde.
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Você é uma pessoa religiosa? São Tomás te responde.


Quem nunca ouviu alguém elogiar outra pessoa exclamando: “Fulano é uma pessoa muito religiosa”! E se fizéssemos um real exame de consciência para sabermos se somos religiosos? O que é ser uma pessoa religiosa?


Muitas vezes temos a tendência a considerar que a religião é  somente uma “coisa” e que existem várias dessas “coisas”: catolicismo, budismo, candomblé... Mas o que é interessante é que, para São Tomás de Aquino a religião é antes de mais nada um “ato”, que se realiza no concreto da minha vida, como uma virtude. E ele explica que a virtude de religião pode ter três sentidos diferentes, de acordo com três etimologias possíveis. Dê uma olhadinha nesses três sentidos e faça como se fosse uma checklist, vendo qual – ou quais – desses três itens você pode aprofundar em sua vida. Aí vai:


 


1)     Ser religioso é relegere, ou seja, reler com frequência os caminhos do Senhor no coração. Uma pessoa religiosa guarda sempre em seu coração a palavra de Deus e o desejo de amá-lo sem cessar.  


2)     Ser religioso é reeligere, ou seja, reeleger Deus. Nós nos afastamos Dele pelo pecado e devemos elegê-lo mais uma vez como o Senhor de nossa vida a cada vez que o pecado nos afasta dele. É preciso escolher sem cessar Aquele que foi o primeiro a nos escolher.


3)     Ser religioso é se religare, ou seja, religar-se a Deus. Na verdade, pelo mistério da encarnação de Cristo, Deus mesmo se debruça sobre os homens e os faz entrar em comunhão com ele. Devemos então, estarmos constantemente nos remetendo a Ele e comungando de sua presença.


 


Agora veja se não é na Igreja Católica que encontramos os meios para tal! Primeiro, ela nos faz reler os caminhos do Senhor, pois é ela que nos transmite a Palavra de Deus, nos dá sua correta interpretação e nos faz experimentar sua Palavra na liturgia. Também é ela que dispensa a misericórdia divina através do sacramento da reconciliação e nos permite reeleger Deus como nosso Senhor depois do pecado. E enfim é ela que nos religa a Deus principalmente pelo sacramento da eucaristia, podendo assim desfrutar da plena comunhão com esse Deus sedento e esperando por nós.


Agora sim poderemos buscar vivermos a verdadeira religião, relendo à Palavra de Deus e meditando-a, buscando a reconciliação constante e a comunhão com Ele: obrigado são Tomás!








Cf. Summa Theologiae, IIaIIae, q. 81, a. 2.




Cf. Ibid., a. 1.





Fonte: Pe. João Paulo, csj.

Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Irmãos São João


Rua dos Perdões, 44, Santo Antônio Salvador, Bahia

(71) 3032-6825
 
 
 
 
Nossos
Apoiadores

Copyright © 2024 Irmãos São João. Todos os direitos reservados.